O que é arte urbana?
A Arte Urbana (street art, em inglês) é um tipo de arte encontrada nos espaços urbanos. Manifesta-se por meio de intervenções, performances, grafite, teatro, dentre outras.
Essas ações artísticas ocorrem em ambientes públicos e, por conta disso, interagem diretamente com os indivíduos. Geralmente, usam como suporte os grandes centros urbanos, onde há intensa circulação de pessoas e diversidade cultural.
Dessa forma, os cidadãos acabam se deparando com a arte sem a necessidade de deslocamento até centros culturais.
Na prática, a arte urbana representa o encontro da vida com a arte, pois a fusão de ambas se dá naturalmente, na medida em que o ser humano vive e se desloca pela cidade.
Origem da Arte Urbana
Esse tipo de expressão artística está espalhada por todo o mundo. Surgiu nos Estados Unidos, na década de 70, e possui um caráter dinâmico e efêmero. Portanto, normalmente é associada à fotografia, que permite seu registro duradouro.
No entanto, estudiosos afirmam que essa arte remonta a períodos da antiguidade. Os povos gregos e romanos já transmitiam mensagens pelas ruas da cidade através de desenhos. Além disso, havia muitos artistas nos centros urbanos que se expressavam pela música, teatro e dança.
A arte urbana propõe justamente sair dos lugares ditos “consagrados”, aqueles destinados a exposições e apresentações artísticas – como por exemplo os teatros, cinemas, bibliotecas e museus – para dar visibilidade à arte cotidiana, espalhada pelas ruas.
Confira algumas delas espalhadas por Curitiba:
Foto: reprodução / Facebook Rimon Guimarães.
Leia também: Commecy, o artista francês que vem modificando a arte urbana.