Praça 29 de Março: tradição, lazer e sustentabilidade no coração de Curitiba
Localizada no charmoso bairro Mercês, a poucos minutos do centro de Curitiba, a Praça 29 de Março é um verdadeiro símbolo da vida urbana curitibana. Cercada por cafés, residências históricas e serviços essenciais, ela representa o equilíbrio entre tradição, lazer e sustentabilidade.
Um espaço com raízes profundas
Inaugurada em 14 nov. 1966, a praça homenageia a data de fundação de Curitiba (29 mar 1693). Antes disso, o terreno abrigava o Poty Esporte Clube, fundado em 1925, conhecido como “Bugre Galiciano” [1](https://historiadofutebol.com/blog/?p=109096). O clube teve papel importante na vida comunitária até os anos 1960, quando o espaço foi transformado em praça pública.
O projeto urbanístico foi idealizado pelos arquitetos Jaime Lerner e Domingos Bongestabs, com colaboração de Onaldo Pinto de Oliveira [2](https://www.fotografandocuritiba.com.br/2018/09/praca-29-de-marco.html). A praça foi concebida em dois planos — passado e presente — separados por uma cascata central, simbolizando a fluidez do tempo e da história.
Arte e cultura ao ar livre
Um dos grandes destaques da praça é o painel de concreto de Poty Lazzarotto, artista curitibano que retratou a evolução da cidade desde os tempos indígenas até a criação do IPPUC [3](https://www.fotografandocuritiba.com.br/2018/10/historia-de-curitiba-um-painel-de-poty.html). A obra é tombada pelo Patrimônio Cultural do Paraná.
Lazer para todas as idades
A Praça 29 de Março oferece uma infraestrutura completa para o lazer e bem-estar:
- Academia ao ar livre;
- Parquinho infantil;
- Quadra poliesportiva;
- Pista de caminhada;
- Feira livre aos domingos; e
- Horto das Nações, com espécies vegetais representando diferentes países.
É também ponto de encontro para práticas como yoga, slackline, parkour e ciclismo — conectando-se à malha cicloviária da cidade e incentivando a mobilidade sustentável. [4](https://www.curitiba.pr.gov.br/noticiasespeciais/mobilidade-ativa/31).
Um bairro com alma urbana
O bairro Mercês, onde está localizada a praça, é um dos mais tradicionais e desejados de Curitiba. Com ruas arborizadas, casarões históricos e excelente infraestrutura, o Mercês combina charme, tranquilidade e acessibilidade. O bairro possui mais de 326 mil m² de áreas verdes, o que representa 25,29 m² por habitante, contribuindo diretamente para a qualidade de vida [5](https://www.gp9.com.br/post/bairro-merces).
A Imobiliária Losso está localizada nas proximidades da Praça 29 de Março e oferece diversas opções de imóveis à venda e locação em frente e na região. Se você busca viver com qualidade, tradição e mobilidade, venha conhecer nossas oportunidades.



