Qualidade do ar em Curitiba: informações e cuidados
O impacto das queimadas, riscos à saúde e cuidados indispensáveis
Nos últimos meses, Curitiba tem enfrentado variações climáticas que refletem as mudanças atmosféricas causadas pelas queimadas em diversas regiões do Brasil, especialmente na Amazônia, no Cerrado e no Pantanal. Os efeitos das queimadas estão se espalhando por todo o país, afetando o clima e a saúde da população.
A fumaça das queimadas impacta a qualidade do ar e a combinação de temperaturas mais elevadas e a poluição do ar podem agravar problemas de saúde, especialmente para pessoas com doenças respiratórias crônicas.
Assim, é essencial adotar medidas preventivas e algumas ações simples e eficazes podem mitigar os efeitos negativos da poluição atmosférica e das condições climáticas adversas:
Hidratação: Beber bastante água para ajudar na eliminação de toxinas e facilitar a respiração, evitando irritações na garganta e no nariz.
Máscaras: Em dias de maior poluição, recomenda-se o uso de máscaras com filtro (PFF2 ou N95).
Atividades ao Ar Livre: Evitar exercícios físicos ao ar livre, pois o esforço físico pode aumentar a inalação de poluentes.
Umidificação: Umidificadores de ar em ambientes fechados, principalmente durante a noite, podem ajudar a reduzir os efeitos do ar seco. Bacias de água ou toalhas molhadas também tem efeito semelhante.
Janelas: Manter as janelas fechadas e utilizar ar-condicionado ou outros equipamentos com filtro, se possível.
Monitoramento: Acompanhar a qualidade do ar através de sites de notícias e aplicativos específicos para controlar a situação em tempo real.
Pessoas com doenças respiratórias, crianças, idosos e gestantes são mais suscetíveis aos efeitos da poluição do ar e merecem atenção redobrada. A qualidade do ar pode variar ao longo do dia e dependendo da região da cidade.
Esperamos que a situação seja resolvida o mais breve, mas, enquanto isso, seguimos com as orientações mais adequadas para enfrentarmos essa anormalidade.